Proporção áurea
A proporção áurea que também é conhecida como número de ouro, seção áurea, proporção de ouro, proporção divina ou simplesmente Fi, é um conceito simples, mas que ao mesmo tempo se torna complexo e que é reproduzido em diversas áreas da vida como um todo, tendo como exemplo a natureza, a ciência, a arte, a música e diversas outras.
Sua aplicação pode ser encontrada no corpo humano, nas flores, na arquitetura, em quadros, nas pirâmides, em esculturas, e isso é somente para demonstrar algumas das infinitas aplicações em que esta proporção é aplicada.
De uma forma mais simples, a proporção áurea é relação perfeita do todo para com suas partes. Segundo Hemenway,
“Não sendo óbvia, e não estando escondida. A Proporção Áurea é facilmente expressa em palavras: o todo está para o maior na mesma exacta proporção em que o maior está para o mais pequeno. É também facilmente descrita como um padrão de números que crescem somando os dois números anteriores.
(Hemenway, 2010, p.2)”
Podemos então dizer que através de números e cálculos podemos chegar a origem de uma série de formas e dinâmicas que são encontradas na natureza e assim ser retratada em uma regra para aplicação em obras de artistas, por exemplo.
Como alguns atributos da proporção divina, podemos destacar as principais, que são: a harmonia, simetria e equilíbrio.
Colmeia / Favos / Alvéolos
O símbolo foi criado tomando como referência a sociedade das abelhas como um todo.
As abelhas são extremamente organizadas e cada uma tem sua função bem definida de acordo com seus dias de vida.
Em uma visão geral pode se dizer que são extremamente comunicativas umas com as outras, o que faz com que tudo se desenvolva em perfeita harmonia.
Reduzindo à unidade chegamos aos alvéolos que são responsáveis por proteger as larvas. Enquanto estas são alimentadas até se tornarem abelhas operárias ou zangões.
De tempos em tempos a abelha rainha sai da colmeia com um grupo de outras abelhas a fim de fundar novas colônias.
Você sabia que…
Se você dividir o número de abelhas fêmeas pelo número de abelhas machos em qualquer colméia do mundo, vai sempre obter o mesmo número: PHI, 1,618
Os traços principais do símbolo tem como objetivo inicial guiar o olhar nos sentidos indicados, representando assim a troca de informações e o fluxo de dados. Características intrínsecas na sociedade das abelhas.
O alvéolo menor localizado ao centro tem como função subjetiva representar o cliente atendido pela empresa, esta que tem a responsabilidade se protege-lo.
A expansão dos alvéolos tem como objetivo representar a missão da empresa, de alcançar novos horizontes e expandir suas áreas de atuação.
Assim como toda colmeia, com sua abelha rainha, de tempos em tempos fundam novas colônias.
Os elementos próximos também reforçam o sentido de conectivadade
DATAS
2020
MARCA
Hyvee.io